Museu de Arte Naïf (necessita de confirmação se estiver aberto)
Museu de Arte Naïf — Museu Internacional de Arte Naif — MIAN — Museu Internacional de Arte Primitiva. O Rio é um casarão colonial com o maior e mais completo acervo de arte primitiva do mundo. A apenas cinquenta metros da estação de minitrem que leva ao Cristo Redentor, no bairro do Cosme Velho, 8.000 obras de pintores do Brasil e de outros 130 países testemunham essa forma de expressão artística espontânea e nada acadêmica, que remonta ao século XV.
Este museu também apresenta a maior tela já pintada nesse estilo, medindo 7 x 4 metros, que retrata a cidade do Rio de Janeiro de uma forma surpreendentemente original. Oferece também uma programação cultural dinâmica que atrai um fluxo constante de visitantes interessados. Não perca o painel de duas paredes que retrata a história do país.
Largo do Boticário — O nome Boticário foi dado em homenagem a Joaquim Luiz da Silva Souto, dono de uma chácara na praça e boticário da Família Real Brasileira.
Ao longo dos anos, esta praça sediou uma grande variedade de eventos artísticos e culturais que atraem multidões de visitantes ao Bairro do Cosme Velho.
Apenas sete casas coloridas formam este canto encantador do Rio de Janeiro — um pequeno refúgio colonial no centro da cidade.
O Largo do Boticário apresenta fachadas e telhados em estilo colonial ao redor de uma praça de paralelepípedos sombreada por árvores centenárias, com o suave murmúrio do Córrego Carioca, perto de um belo trecho de Mata Atlântica.
Corcovado – The first official expedition to the Corcovado Mountain was headed by Dom Pedro I, heir to the Brazilian throne at the time. The Art-Deco statue situated at the top of the 710 meters high mountain was inaugurated in October 12, 1931 by President Getúlio Vargas.
The “Cristo Redentor” Statue is certainly the most visited and admired monument in Rio de Janeiro with its magnificent 360° panoramic view of the city. With the recently inaugurated escalators and panoramic elevators the two hundred steps climb to the top can thankfully be avoided.
The cog train ride through the Tijuca rain forest takes about 30min each way during which visitors can appreciate the exuberance of the native flora. The tour ends with a relaxing return drive to the Hotel along some of the beaches of the southern district of Rio de Janeiro.
Lunch — Churrascaria Porcão Rio’s — Located on a privileged site and with an impeccable service, the place offers the best meat in the city (barbecue) as well as a large variety of cold salads, sea food and Japanese cuisine. NOT INCLUDED.
Outeiro da Glória — A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida como “Outeiro da Glória”, é uma das igrejas mais antigas do Rio (1671–1739) e dá nome ao bairro da Glória, ao redor.
Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, casou-se no Outeiro da Glória e sua filha, a Princesa Isabel, foi batizada lá. Situado no topo de uma colina, o Outeiro oferece uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.
A igreja em si é uma interessante estrutura octogonal, feita em uma versão um tanto ascética do barroco. Seu interior é surpreendentemente pequeno — as paredes da igreja são muito mais espessas do que se imagina — e a decoração interna é do mesmo estilo barroco ascético, com destaque para os azulejos portugueses ornamentados e o altar esculpido por Mestre Valentim, o mais renomado escultor e entalhador de sua época. Terça a sexta, das 9h às 11h e das 14h30 às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 00h.
Mosteiro de São Bento — Fundado em 1590 por monges baianos, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro surgiu no topo de uma colina com vista panorâmica para a Baía de Guanabara.
O conjunto, com sua simplicidade monástica, é um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. A harmonia entre as diversas partes construídas em diferentes fases da história resultou do domínio da escola beneditina, que, por tradição, utiliza apenas artistas e construtores pertencentes à Ordem.
Em 1880, os três arcos plenos foram fechados com as atuais grades de ferro fundido alemãs. O exterior austero contrasta propositalmente com a riqueza do interior, destacando as gravuras barrocas douradas com motivos vegetalistas e o exuberante estilo rococó nas gravuras do altar-mor, da abóbada em cruzaria e da Capela do Santíssimo Sacramento.